Comissão Editorial

A Comissão Editorial é composta pela Directora da Cátedra de Estudos Sefarditas Alberto Benveniste e por três editores responsáveis pela primeira selecção dos conteúdos, definição da estrutura da revista e monitorização do processo de avaliação dos artigos submetidos. Esta comissão acompanha todo o processo editorial, desde a definição do âmbito temático de cada número e calendarização das chamadas para artigos até ao acompanhamento dos processos de revisão, composição gráfica e impressão dos Cadernos.

Maria de Fátima Reis

Diretora

Maria de Fátima Reis é Doutora em História Moderna pela Universidade de Lisboa, onde é Professora Associada na Faculdade de Letras, investigadora do Centro de História, Directora da Cátedra de Estudos Sefarditas Alberto Benveniste, Directora dos cursos de Artes e Humanidades e de Estudos Gerais e Subdirectora da FLUL. É Secretária-Geral da Academia Portuguesa da História, Académica Efectiva da Academia de Marinha, Membro Correspondente do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, Membro do Conselho Científico do Centro de Investigação Joaquim Veríssimo Serrão e Delegada da Fundação para a Ciência e a Tecnologia na Aliança Internacional para a Memória do Holocausto. A investigação tem-se centrado na história da assistência, caridade e saúde e na história social das elites e das redes sociais sefarditas.

Curriculum Vitae

fatimareis@letras.ulisboa.pt

Carla Vieira

Carla Vieira é investigadora da Cátedra de Estudos Sefarditas Alberto Benveniste e do CHAM – Centro de Humanidades da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa (NOVA FCSH). É doutorada em História pela NOVA FCSH com a tese Uma amarra ao mar e outra à terra. Cristãos-novos no Algarve, 1558-1650 (Olhão, 2018) e encontra-se a desenvolver o projecto de pós-doutoramento “Nação entre Impérios. Cristãos-novos e Judeus Portugueses nas relações luso-britânicas (1ª metade do século XVIII)”. É responsável pelo desenvolvimento da plataforma online Nation Between Empires. (https://nationbetweenempires.wordpress.com)

Curriculum Vitae

cccvieira@gmail.com

Susana Bastos Mateus

Susana Bastos Mateus é Investigadora do CIDEHUS da Universidade de Évora; da Cátedra de Estudos Sefarditas Alberto Benveniste da Universidade de Lisboa, e membro do CEHR – Universidade Católica Portuguesa. É autora, em colaboração com Paulo Mendes Pinto, do livro Lisboa, 19 de Abril de 1506. O Massacre dos Judeus (Lisboa, 2007). Com Jaqueline Vassallo e Miguel Rodrigues Lourenço publicou Inquisiciones: Dimensiones Comparadas (Córdoba, 2017). A sua área de investigação principal centra-se no impacto da conversão forçada nas primeiras gerações de cristãos-novos, bem como nas dinâmicas da Diáspora Sefardita no século XVI.

Curriculum Vitae

mateus.susana@gmail.com

Miguel Rodrigues Lourenço

Miguel Rodrigues Lourenço é investigador do CHAM – Centro de Humanidades (Universidade Nova de Lisboa); do CEHR-Universidade Católica Portuguesa e da Cátedra de Estudos Sefarditas Alberto Benveniste (Universidade de Lisboa). É Visiting Professor da University of Saint Joseph- USJ (Macau). A sua área de especialidade é a História de Macau e das Filipinas nos séculos XVI e XVII, com especial atenção para a presença e para as actividades da Inquisição nestes territórios. É autor de A Articulação da Periferia. Macau e a Inquisição de Goa publicado pelo Centro Científico e Cultural de Macau e pela Fundação Macau (Lisboa – Macau, 2016).

Curriculum Vitae

mjlour@gmail.com