Sobre os Cadernos

Cadernos de Estudos Sefarditas é uma revista semestral de circulação internacional, sujeita a arbitragem científica e indexada nas bases de dados internacionais ERIH PLUS, Latindex, Qualis/CAPES e WorldCat.

A comissão editorial convida ao envio de artigos originais e com validade científica no âmbito dos estudos sefarditas, da história dos cristãos-novos peninsulares e da diáspora judaico-portuguesa.

São aceites textos escritos em português, espanhol, inglês, francês e italiano. Todos os textos serão sujeitos a avaliação pelo sistema de double-blind peer-review. Após a recepção do artigo, este é submetido à avaliação de dois especialistas externos, independentes e anónimos. O prazo entre a submissão do artigo e a resposta sobre a sua publicação não excede os 6 meses. As comissões científica e editorial reservam-se ao direito de rejeitar um artigo que não se enquadre nos critérios editoriais da revista.

Não serão considerados para avaliação artigos que tenham sido previamente publicados (mesmo que noutra língua), estejam em processo de avaliação noutra revista ou disponíveis online em qualquer tipo de plataforma.

Os artigos devem ter uma extensão máxima de 50.000 caracteres (com espaços), includindo notas de rodapé, e ser acompanhados por um resumo (<900 caracteres, includindo espaços) e 4 ou 5 palavras-chave.

Os autores devem submeter os textos por via electrónica, para o endereço de email cadernos_sefarditas@letras.ulisboa.pt.

 

Direcção:

Maria de Fátima Reis

 

Editores:

Carla Vieira

Miguel Rodrigues Lourenço

Susana Bastos Mateus

 

Comissão Científica:

Béatrice Perez (Université Paris-Sorbonne, França)

Bruno Feitler (Universidade Federal de São Paulo, Brasil)

Francesco Guidi-Bruscoli (Università di Firenze, Itália)

François Soyer (University of New England, Austrália)

Jaqueline Vassallo (Universidad Nacional de Córdoba | CONICET, Argentina)

Filipa Ribeiro da Silva (Institute of Social History of the Royal Netherlands Academy of Arts and Sciences, Países Baixos)

 

Comissão Editorial

A Comissão Editorial é composta pela Directora da Cátedra de Estudos Sefarditas Alberto Benveniste e por três editores responsáveis pela primeira selecção dos conteúdos, definição da estrutura da revista e monitorização do processo de avaliação dos artigos submetidos. Esta comissão acompanha todo o processo editorial, desde a definição do âmbito temático de cada número e calendarização das chamadas para artigos até ao acompanhamento dos processos de revisão, composição gráfica e impressão dos Cadernos.

Comissão Científica

A Comissão Científica dos Cadernos é formada por especialistas internacionais nas áreas basilares da revista. Este organismo é responsável pelo acompanhamento e consultoria no domínio dos critérios editoriais e tópicos abordados, também contribuindo para o processo de avaliação das contribuições, nomeadamente através do aconselhamento de avaliadores externos.

Avaliadores

Todos os artigos submetidos para publicação nos Cadernos de Estudos Sefarditas são sujeitos ao parecer de dois avaliadores externos segundo o sistema de double-blind peer review. A escolha dos avaliadores é realizada de acordo com a temática do respectivo artigo e a qualidade e reputação científica do avaliador. Igualmente privilegiada é a diversidade institucional e nacional dos avaliadores.

Call for papers

Recensões críticas

Recensões críticas

Além de artigos de investigação, a comissão editorial dos Cadernos de Estudos Sefarditas também aceita a submissão de recensões críticas de obras enquadradas no âmbito temático da revista e publicadas no decorrer dos últimos dois anos.

Recensões críticas

Call for Papers

Ao longo de todo o ano, os Cadernos de Estudos Sefarditas aceitam a submissão de artigos enquadrados no âmbito temático dos estudos sefarditas, da história dos cristãos-novos peninsulares e da diáspora judaico-portuguesa.