Comissão Científica

A Comissão Científica dos Cadernos é formada por especialistas internacionais nas áreas basilares da revista. Este organismo é responsável pelo acompanhamento e consultoria no domínio dos critérios editoriais e tópicos abordados, também contribuindo para o processo de avaliação das contribuições, nomeadamente através do aconselhamento de avaliadores externos.

Béatrice Perez

Béatrice Perez foi pensionnaire da Fondation Thiers e é Académica Correspondente da Academia Portuguesa da História e Professora de Civilização e de História Moderna na Universidade da Sorbonne. É autora de Les marchands de Séville. Une société inquiète (XVe-XVIe siècle) (Paris, 2016) e Inquisition, Pouvoir, Société. La province de Séville et ses judéoconvers sous les Rois Catholiques (Paris, 2007) (vencedora do Prix de Recherche do Centre Alberto-Benveniste) e editora de La reputación. Quête individuelle et aspiration collective dans l’Espagne des Habsbourg. Hommage au professeur Araceli Guillaume-Alonso (Paris, 2018).

Curriculum Vitae

 

Bruno Feitler

Bruno Feitler é doutor em História e Civilizações pela École des Hautes Etudes en Sciences Sociales (2001) e professor associado de História Moderna da Universidade Federal de São Paulo. É pesquisador do CNPq (Brasil) e editor da Revista Brasileira de História (biénio 2017-2019) e da Revista de Fontes. Investiga a Inquisição Portuguesa, o clero no Brasil colónia e as relações entre judeus e cristãos-novos no Pernambuco holandês. É autor, entre outros títulos, de Nas malhas da consciência. Igreja e Inquisição no Brasil colônia (2007) e The Imaginary Synagogue. Anti-Jewish Literature in the Portuguese Early Modern World (2015).

Curriculum Vitae

 

Francesco Guidi-Bruscoli

Francesco Guidi-Bruscoli é professor associado de História Económica na Universidade de Florença. É também Académico Correspondente Estrangeiro da Academia Portuguesa da História e Membro Associado da Academia de Marinha. As suas publicações incluem Papal Banking in Renaissance Rome (Aldershot: Ashgate, 2007) e Bartolomeo Marchionni, «homem de grossa fazenda» (ca. 1450-1530). Un mercante fiorentino a Lisbona e l’impero portoghese (Florence: Olschki, 2014), o qual recebeu o prémio da Fundação Calouste Gulbenkian na secção de História da Europa.

Curriculum Vitae

 

François Soyer

François Soyer é Senior Lecturer em História Moderna na University of New England na Austrália. A sua investigação centra-se particularmente na história do Anti-semitismo e da propaganda anti-semita na Europa do período Moderno inicial e, em especial, no mundo Ibérico. Concluiu recentemente uma obra acerca das teorias conspirativas anti-semitas no mundo Ibérico Moderno e está presentemente a conduzir um projecto sobre as origens, desenvolvimento e impacto da lenda dos Libelos de Sangue em Espanha, com particular ênfase nos casos do Libelo de Sangue de San Dominguito de Val e do Santo Niño de la Guardia.

Curriculum Vitae

 

Jaqueline Vassallo

Jaqueline Vassallo é Doutora em Direito e Ciências Sociais pela Universidad Nacional de Córdoba, Argentina. Investigadora Independente do CONICET e Professora titular por concurso na Escuela de Archivología, Facultad de Filosofía y Humanidades de la UNC. É autora de numerosos trabalhos sobre o estudo das mulheres de Tucumán e do Río de la Plata durante o período colonial, nos quais articula a problemática de género com o accionar da justiça colonial secular e inquisitorial. Integra o projecto “Vida cotidiana, cultura gráfica y reforma católica en el mundo hispánico: tolerancias, resistencias y censuras”, dirigido por Manuel Peña Díaz (Universidad de Córdoba, España).

Curriculum Vitae

 

Filipa Ribeiro da Silva

Filipa Ribeiro da Silva é Senior Researcher no International Institute of Social History of the Royal Netherlands Academy of Arts and Sciences, em Amesterdão. Ela estudou História na Universidade NOVA de Lisboa (licenciatura, 1996; mestrado, 2001) e na Universidade de Leiden (doutoramento, 2009). Actualmente, a sua investigação centra-se na história do trabalho, migração, trabalho e população no Atlântico e África Subsariana durante os períodos pré-colonial e colonial. Ela encontra-se igualmente a trabalhar com documentação inquisitorial relativa à África Atlântica, o Império Português e Portugal com o intuito de estudar os padrões de crime e castigo nestes espaços.

Curriculum Vitae