Cadernos de Estudos Sefarditas

1.º semestre 2020

22

ISSN: 1645-1910

Parte I: Artigos

François Soyer (University of New England, Armidale) – The Blood Libel in Illustrated Books and Comics for Children in Twentieth-Century Spain

Cadernos de Estudos Sefarditas 22 (2020): 11-53

palavras-chave

Libelo de sangue; judeus; Espanha; anti-semitismo; literatura infantil

resumo

Este artigo analisa a representação do libelo anti-semita sobre o assassinato ritual de crianças cristãs por judeus em livros infantis ilustrados e de banda-desenhada, publicados em Espanha no século XX. A partir das histórias de Dominguito de Val e do Santo Niño de La Guardia, examina-se o motivo pelo qual estes dois mártires medievais se tornaram temas de livros para crianças no século XX, bem como o tipo de mensagem que estas obras pretendiam incutir junto dos seus jovens leitores e o que as mesmas revelam sobre a sobrevivência do “libelo de sangue” na sociedade e na cultura espanholas. As histórias de Dominguito e do Santo Niño de La Guardia foram frequentemente reformuladas ao longo dos séculos XIX e XX para se enquadrarem na narrativa mais comum do “libelo de sangue”, em que os judeus eram acusados de beber sangue cristão. Além disso, a imagem dos próprios judeus foi adaptada para representar não apenas o “outro” por excelência enquanto oponente do Cristianismo, mas também como inimigo da “hispanidade” durante os anos da ditadura de Franco.

Elissa Pereira (Universidade Federal do Rio de Janeiro) – Mercantile Mobilities among New Christians: Rio de Janeiro, 1710-1750

Cadernos de Estudos Sefarditas 22 (2020): 55-90

palavras-chave

Ideologia; Mobilidade social; estatutos de pureza de sangue, cristãos-novos; Inquisição portuguesa

resumo

Nesse artigo, consideramos a hipótese de que alguns cristãos-novos alcançavam a ascensão social através do comércio, por meio de estratégias calculadas de mercado, uma vez que a mobilidade social através das ordens eclesiásticas era improvável para estes em uma sociedade marcada pelos estatutos de pureza de sangue. O objetivo também é entender como a ascensão social de mercadores minoritários se deu em uma sociedade de Antigo Regime, caracterizada pelos estatutos de estratificação. A partir da análise de suas atividades e escolhas comerciais (participação no mercado de crédito, fianças de embarcações e arrematação dos dízimos), mostraremos algumas possibilidades disponíveis para os cristãos-novos em relação ao acúmulo de cabedal e à transformação dessa riqueza em mecanismos de mobilidade social. Finalmente, a pesquisa indica que alguns cristãosnovos conseguiram se inserir em hierárquicas elevadas dentro do mercado creditício e naval. O período compreende 1710, marcado pelo aumento populacional do Rio de Janeiro, até 1750.

Luis Gil Fernández (Universidad Complutense de Madrid) – Mathías Bicudo Folgado a Pío V y a don Juan de Austria, sobre cómo explotar el triunfo de Lepanto por vía militar y diplomática

Cadernos de Estudos Sefarditas 22 (2020): 91-111

palabras clave

Pío V; Gregorio XIII; Girolamo Rusticucci; Abú Rixa.

 

resumen

Un mes después del triunfo en Lepanto, Bicudo propone a Pío V como primera opción adentrarse por los Dardanelos con la escuadra de la Liga Santa hasta Constantinopla aprovechando el factor sorpresa y la destrucción de la flota enemiga. Como segunda, por un lado, ocuparlas islas de Lesbos y de Ténedos para acabar con el comercio del Turco gracias al control de los Dardanelos, y por otro, tomar Alejandría y Alepo, apoyándose en el deseo de sacudirse el yugo otomano de las minorías cristianas y de los árabes de Egipto y Siria. Pío V quería que Bicudo llevase un breve suyo al sah de Persia para animarle a atacar al Gran Sultán derrotado en Lepanto, pero Bicudo le convenció de que era preferible encargar esa misión a un embajador del rey de Portugal. A él se debe, pues, en último término la embajada de Miguel Dabreu de Lima al sah Tahmasp en 1572, que con el mensaje del rey don Sebastián llevaba también los de Pío V y de Felipe II. En el documento dirigido a don Juan de Austria, Bicudo le anima a notificar al monarca iraní la gran victoria con una carta suya, otra del embajador portugués en Roma, y un breve de Gregorio XIII, avisándole de que no sólo le había comunicado ya dicha victoria una embajada anterior, sino también el deseo de los reyes de España y Portugal de entablar cón él amistad. Pero ignoraba si esa embajada había llegado o no a su destino.

 

 

Parte II: Crónicas

António M. L. Andrade (CLLC/DLC, Universidade de Aveiro) – II Colóquio Internacional “Diálogos Luso- Sefarditas”. Museu de Aveiro – Santa Joana, 12 e 13 de Dezembro de 2019

Cadernos de Estudos Sefarditas 22 (2020): 115-117

Angelo Adriano Faria de Assis (Universidade Federal de Viçosa; CESAB-FLUL) e Susana Bastos Mateus (CESAB-FLUL; CIDEHUS-UÉ) – Workshop Internacional “Inquisição e novas intolerâncias. Formas de repressão e de resistência ao longo da história”. Lisboa, 18 de Dezembro de 2019

Cadernos de Estudos Sefarditas 22 (2020): 119-121

Parte III: Recensões

Angelo Adriano Faria de Assis (Universidade Federal de Viçosa) – Abraham Gross, Adina Moryosef e Jack Cohen, ed., Iberian New Christians and Their Descendants (Newcastle upon Tyne: Cambrigde Scholars Publishing, 2019)

Cadernos de Estudos Sefarditas 22 (2020): 125-131

Susana Bastos Mateus (CESAB-FLUL; CIDEHUS-UÉ) – Carsten Wilke, ed., Isaac Orobio. The Jewish Argument with Dogma and Doubt (Berlim: De Gruyter, 2018)

Cadernos de Estudos Sefarditas 22 (2020): 131-135

Carla Vieira (CHAM-NOVA FCSH; CESAB-FLUL) – Yda Schreuder, Amsterdam’s Sephardic Merchants and the Atlantic Sugar Trade in the Seventeenth Century (London: Palgrave Macmillan, 2019)

Cadernos de Estudos Sefarditas 22 (2020): 135-140